Novo Lar, Novo Começo

 


Faz tempo que não apareço por aqui! Estou no meio de uma mudança e trabalhando bastante para acumular mais recursos. Em breve, vou me mudar para uma nova casa. Talvez eu financie um apartamento, então tenho pesquisado os valores de aluguel e financiamento. Percebi que as parcelas do financiamento ficam bem próximas do valor do aluguel. Se eu usar meu FGTS como entrada (cerca de 20%), o financiamento pode sair quase pelo mesmo preço do aluguel.


Já marquei visita pra dois apês pequenos, que acho que são considerados studios. Têm uns 30m² e a ideia é só usar pra moradia. Se eu mudar de ideia, posso ir pra outro lugar e alugar esse apê por um valor quase igual à parcela do financiamento. Com isso, o aluguel praticamente pagaria o financiamento. Esse é o plano! Além disso, quero amortizar pelo menos uma parcela por mês e usar o FGTS a cada dois anos pra dar uma adiantada na dívida.

Atualizando sobre meu patrimônio
estou indo muito bem! Na real, eu até conseguiria comprar o apartamento à vista, mas como estou rendendo mais de 12% ao mês, acho que não compensa. Daqui a pouco, vou começar minha pós em uma das melhores faculdades de TI, focando em aumentar ainda mais minha renda ativa. Cheguei a uma situação financeira bem legal

Na minha vida pessoal e social 
Tenho estado bem mais comunicativo. Fiz várias amizades em pouco tempo, e embora tenham sido rápidas, foram muito divertidas. Com certeza vou sentir saudades das pessoas com quem convivi nesse período!

Comentários

  1. Respostas
    1. Preciso usar meu FGTS de alguma forma. Como já comentei, eu já tenho dinheiro guardado, então o risco pra mim é praticamente zero. O aluguel está sempre subindo, e no caso de um financiamento, eu posso amortizar a dívida com o FGTS. Quando a Selic estiver baixa, pretendo amortizar tudo.

      Excluir
    2. Já pensei nisso. Volto para a casa da minha mãe e deixo o imóvel alugado. Claro que o aluguel não cobre a parcela inteira, mas sou jovem e saudável arrumo qualquer trampo só para ir amortizando . A localização é boa, então aluga rápido. Inclusive, tenho uma reserva de emergência e, como sou CLT, tenho meus direitos, como o seguro-desemprego. Tenho plano A, B, C, etc...

      Excluir
    3. O único cenário para o qual eu não estaria preparado é se eu ficasse doente e incapaz de realizar qualquer atividade. Acho q é único risco estaria correndo.

      Excluir
    4. Como tenho vontade de me matar, acho que vou correr atrás desse risco. A vida fica sem graça sem correr riscos KKKK.

      Excluir
    5. melhor comprar à vista e pegar um desconto no valor do imóvel e ficar em paz sem dívidas

      Excluir
  2. Descobri o blog agora. Interessante. Particularmente, render 12% ao mês não compensa? Não entendi bem essa parte. Agora, quanto a financiar o apartamento e colocar para alugar, é uma ideia que na teoria é maravilhosa. Eu gostaria de ver funcionar na prática. Acho que é possível. Não é nada improvável. Acerca da socialização, me lembra de que me apetece dividir apartamento com estudante, para abater o aluguel. Mesmo eu ganhando bem. E aí, a escolha do apartamento nas proximidades de uma faculdade é vantagem. O que eu ganho com isso é possibilidade de socializar e economia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa boa tarde investidor urbano, Blz. vamos lá. Tenho o dinheiro para pagar, mas não vale pagar à vista. Financiamento cobra 10% ao ano, a Selic rende 14  ou  15%. Prefiro deixar aplicado e ganhar 2 % ou %4 por ai. Só penso em amortizar quando a Selic cair para uns 10%. Tua estratégia é boa, mano, comprar perto da faculdade, tipo USP Butantã, aí compensa mesmo. No meu caso vou pegar um apê pequeno, uns 30 m².

      Excluir
    2. Entendi que você investe na Selic, seria isso? Seria o tesouro direto, então. Mas tu não paga imposto de renda nisso de tesouro direto?

      Excluir
    3. sim. mas se passa mais de 3anos vc paga somente 15% de imposto sobre o lucro.

      Excluir
  3. Li os comentários e jamais me descapitalizaria pra comprar um imóvel, prefiro o financiamento e ir amortizando as últimas parcelas.
    E também não dividiria apartamento com ninguém, deuzolivre.
    Morar perto de universidade é interessante pelo ponto social, mas só isso, conviver com jovem adulto na vida doméstica é terrível, ahuahea.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oii boa tarde Ryca. Era isso mesmo que eu queria dizer. Acho importante não se descapitalizar e ter pelo menos um imóvel pra dormir com segurança.

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Resumo de setembro

Resumo do mês do julho e agosto